Curso on-line de Escrita e Leitura Braille

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A TECNOLOGIA ASSISTIVA E A APRENDIZAGEM ATIVA PARA OS ESTUDANTES CEGOS, COM ÊNFASE NO SISTEMA BRAILLE


A presença da pessoa com deficiência visual tem trazido para o cenário da educação, do trabalho, da cultura e do entretenimento a necessidade de se investir
em práticas que priorizem a acessibilidade comunicacional na perspectiva da inclusão, especialmente no que se refere a tecnologias de acesso e pertencimento
ativo dessas pessoas aos diferentes espaços e relações sociais, incluindo a escola.

Isso implica na garantia do acesso à informação pelas pessoas cegas ou com baixa visão, que na escola, acontece principalmente por meio do material didático e dos recursos metodológicos oferecidos em aula. Nos demais espaços de convívio social, a acessibilidade comunicativa através do sistema Braille também prioriza os usos desse método de escrita que deve estar presente nos elevadores, nos panfletos, nas informações de circulação coletiva, nas placas de sinalização, nas identificações em museus, entre outros.

O Sistema Braille é um dos meios de acesso mais direto ao conhecimento e também de registro de conceitos, apesar deste não ser, atualmente, o único meio
de acesso a informação escrita e lida por pessoas que não fazem uso de material impresso em tinta. Desta forma, a escrita pontográfica se integra aos recortes da tecnologia assistiva, alargando as possibilidades e ampliando sua potencialidade comunicativa.

Em atendimento a Portaria nº 2.678/02 MEC, que aprova diretrizes e normas para o uso ,ensino, produção e a difusão do Sistema Braille em todas as modalidades do ensino, compreendendo o Projeto da Grafia Braille para Língua Portuguesa, o curso apresenta um tema de grande relevância no cenário educacional, com a finalidade de atender as pessoas com deficiência visual que necessitam do Sistema Braille em seu processo de reabilitação ou alfabetização.

Tem como objetivo inserir o cursista vidente ao universo da escrita e da leitura em Braille, de modo que eles compreendam todo o processo de alfabetização e de produção de materiais que envolvam a grafia pontográfica.

Além do código Braille, este curso compreende noções básicas sobre quem é a pessoa com deficiência visual, as formas pelas quais interagem com as informações externas, o Braille aplicado a tecnologia e um panorama sobre os limites e os alcances dos recursos e serviços da tecnologia assistiva.

Estudar Braille envolve mais do que aprender um código. Abarca a responsabilidade de instruir futuros professores sobre as questões políticas, didático-pedagógicas, linguísticas e, sobretudo, humanas acerca da pessoa cega ou com baixa visão.

Este curso destina-se aos profissionais da educação, saúde e familiares de pessoas com deficiência, interessados em desenvolver habilidades comunicativas
através da grafia Braille, independentemente de sua área de atuação.

O que o curso oferece:

  • Conceituar cegueira e baixa visão, identificando os grupos que compõem a deficiência visual
  • Conhecer a estrutura básica da formação das letras em Braille
  • Compreender e aplicar as técnicas de estimulação motora, sensorial e conceitual da leitura e escrita em Braille
  • Utilizar corretamente os instrumentos de produção Braille
  • Produzir e adaptar materiais para uso de estudantes com deficiência visual
  • Praticar a escrita, leitura e transcrição Braille
  • Aprender a simbolização matemática e as técnicas para uso do ábaco como contador mecânico para pessoas com deficiência visual

PROGRAMAÇÃO:

  • Conceituação sobre cegueira e baixa visão: quem são as pessoas com deficiência visual?
  • A Tecnologia Assistiva e o acesso a informação: como as pessoas cegas interagem com o meio esterno?
  • Introdução ao processo histórico do sistema Braille
  • A "cela" Braille e a formação dos símbolos
  • As 3 séries de sinais: o alfabeto simples e a simbolização imagética
  • Sinais acessórios: letra maiúscula e sinal de número
  • Transcrição dirigida
  • Utilização do reglete: escrita Braille e reversibilidade dos pontos
  • Sinais de pontuação
  • Normas técnicas para transcrição de textos em Braille: parágrafo, versos e lista
  • Perfil do aluno concluinte:

    Temos como foco principal no curso a acessibilidade comunicativa e a capacidade de transcrição/produção de materiais em Braille. O cronograma é organizado para formar professores braillistas, servindo de base para futuros profissionais.

    Sobre a certificação:

    O aluno deverá fazer a aquisição do curso e o pagamento das taxas indicadas para que receba o acesso aos conteúdos. Após concluir o curso, com média superior a 70, o aluno receberá, ao final das tarefas, um certificado com carga horária total de 60h e conteúdo programático discriminado no verso do mesmo.

    Metodologia:

    As aulas de Braille priorizam a prática. Todas as aulas são realizadas por meio de materiais e atividades assíncronos e recursos que proporcionem a compreensão visual/tátil do professor que atuará com o aluno com deficiência visual e o desenvolvimento de sua percepção. Por isso, os jogos didáticos, dinâmicas, videoaulas, tarefas, debates, estudos de caso e produção de materiais ganham um novo sentido nestas aulas. São um método que induzem o aprendizado do aluno.

    Este curso será acompanhado com tutoria e todas as dúvidas serão esclarecidas através da troca de e-mails e aplicativos de mídias sociais.

    Cronograma:

    • Unidade I - 20/04 a 26/04/2020
    • Unidade II - 27/04 a 03/05/2020
    • Unidade III - 04/05 a 10/05/2020
    • Unidade IV - 11/05 a 17/05/2020
    • Unidade V - 18/05 a 24/05/2020
    • Unidade VI - 25/05 a 31/05/2020

    Bibliografia:

    BARBOSA, Luciane Maria Molina. Grafia Braille: “Semeando Leitores e Escritores Competentes”. São Paulo: Gpeconline, V.1, 2010.
    BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Especial, 2002.
    BRASIL. Ministério da Educação. Formação Continuada à distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado Deficiência Visual. Brasília:
    MEC/ Secretaria de Educação Especial, 2006.
    BRASIL. Ministério da Educação. Normas Técnicas para a produção de Textos em Braille. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Especial, 2002.
    CAMPOS, Izilda Maria; SÁ, Elizabet Dias de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional
    Especializado. Deficiência Visual. Inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão. Brasília: MEC/SEESP/ SEED. Brasília/DF, 2007.
    LEMOS, Edison Ribeiro et al. Louis Braille: sua vida e seu sistema. 2 ed. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para cegos, 1999. Disponível em >
    http://www.ibc.gov.br/media/common/Downloads_Livros_Louis%20Braille%20su...>.
    Acesso em 22 de setembro de 2011.
    VIGINHESKI, Lúcia Virginia Mamcasz et al . O sistema Braille e o ensino da Matemática para pessoas cegas. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 20, n. 4, p.
    903-916, Dez. 2014 . Disponível em:
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000...
    . Acesso em: 16/05/2015.
    http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000400009.

    Sobre a professora:

    Foto da Professora Luciane

    Luciane Maria Molina Barbosa
    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas sociais da Universidade de Taubaté
    – UNITAU; Especialista em atendimento Educacional especializado – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP/SP; Especialista em Tecnologias,
    Formação de Professores e Sociedade – Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI/MG; Pedagoga – Organização Guará de Ensino; é professora Braillista com atuação
    na educação especial inclusiva e na formação de professores da educação básica; é consultora em audiodescrição com atuação em produtos midiáticos em geral;
    É tutora eletrônica das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura na modalidade EaD da Universidade de Taubaté/EPTS; bolsista da Coordenação de
    Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para tutoria no curso Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD na parceria entre a Universidade
    Aberta - Portugal (UAb) e a UNESP; já atuou com políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba; foi presidente do COMDEFI, Conselho da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba; Venceu o IV Prêmio Sentidos na categoria júri popular por causa de sua atuação no segmento da inclusão e diversidade. Já ministrou o curso Grafia Braille: semeando leitores e escritores competentes
    para os seguintes grupos: SENAI – Lorena (2007); UNESP – Guaratinguetá (2007, 2008, 2009); Secretaria Municipal de Educação – Lorena (2009, 2010 e 2012);
    Secretaria Municipal de Educação – Tremembé (2013, 2014); Rede particular – Cruzeiro (2013); Secretaria Municipal de Educação – Caraguatatuba (2013, 2014);
    Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Caraguatatuba (2013, 2014); Secretaria Municipal de Educação – Ubatuba (2014, 2015); Universidade de Taubaté – Taubaté (2017).

    Lattes:

    http://lattes.cnpq.br/5778300198160920

    Inscrição

    O investimento deste curso é de R$ 200,00 podendo ser parcelado no cartão de crédito ou à vista no boleto.

    Após a confirmação de seu pagamento, enviaremos o código de acesso ao curso no e-mail cadastrado.



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