Descrição do Menu Navegação

Menu navegação

O leitor de telas para Android Jieshuo possui uma série de opções e funções que o diferenciam dos demais leitores de tela para Android. A seguir, falaremos de uma delas, o menu navegação.

O menu navegação pode ser acessado a partir de qualquer tela dos dispositivos Android, através do gesto de cima para baixo e para a direita. Ao realizar este gesto, um menu será aberto com uma lista com várias opções, sendo o menu navegação a primeira.

Como o nome já sugere, este menu serve para que se possa navegar por um texto, documento, página da internet e outros, utilizando os botões correspondentes que descreveremos a seguir.

Descrição do menu navegação:

1. Realize o gesto de cima para baixo e para a direita em um movimento contínuo;

2. um menu será aberto com uma lista com várias opções, o menu navegação é logo o primeiro da lista;

3. dê duplo clique no menu navegação, e uma nova lista aparecerá, contendo os seguintes botões na parte inferior da tela, da esquerda para a direita:
3.1. por parágrafo: navega parágrafo a parágrafo do texto, documento ou página da internet;
3.2. por caracter: navega caracter a caracter do texto, documento ou página da internet;
3.3. por palavra: navega palavra a palavra do texto, documento ou página da internet;
3.4. texto completo: lê todo o texto em documentos ou páginas da internet assim que este for focado;
3.5. editar: permite editar o texto no qual se está navegando. Quando a opção editar é escolhida, na parte superior da tela aparecerá o título do botão selecionado, que por padrão é o menu editando por palavra. Dê duplo clique na palavra que deseja editar, e o teclado aparecerá. Neste momento, o cursor estará no final da palavra. Na tela aparecerão os botões ok e cancelar.
Após realizar suas alterações, pressione o botão ok, e na janela que se abre, pressione o botão salvar;
3.6. cancelar: fecha o menu navegação.

4. Na parte superior da tela aparecerá o título do botão selecionado, que por padrão é o menu navegação por palavra.
4.1. logo abaixo do título do botão selecionado, aparecerá o texto pelo qual você está navegando, foque o texto após fazer sua escolha;
4.2. caso você escolha outro botão da parte inferior, o título presente na parte superior, mudará automaticamente, conforme sua escolha.

5. Se você utiliza os gestos padrão do jieshuo, realize o gesto de cima para baixo ou de baixo para cima para navegar, caso nas configurações do programa, ações, configurações de rolagem você tenha marcado a opção "Use o gesto de varrer para a esquerda e para a direita para navegar", a navegação deverá ser feita com a varredura para a direita ou para a esquerda para navegar pelo item escolhido.

Autor:
Douglas Valter Soares
Agosto de 2019
Última revisão: outubro de 2019 por
Equipe de Suporte do Jieshuo em Português.